Nos últimos 17 anos, eu tive a oportunidade de orientar muitas pessoas que tomaram a decisão de seguir pelo caminho de empreender seus conhecimentos no nicho de carreira, se tornando Orientadores, Coaches, Mentores, Palestrantes, Autores e Treinadores no nicho de carreira.
A grande maioria dessas pessoas estavam insatisfeitos com o seu trabalho, não suportavam mais a pressão do dia a dia. Não queriam mais ter que lidar com chefes tóxicos e nem com a rotina estressante do mundo corporativo.
O que eles estavam buscando era algo maior que lhes dessem mais prazer, motivação para acordar e trabalhar, o famoso propósito.
Mais que isso, estavam atrás de mais liberdade geográfica, estar mais próximos dos filhos, da família, ter mais tempo para os amigos, lazer, viagens. E de fato isso existe nesse novo mercado!
Porém muitas incertezas tomavam conta : “Será que tomei a decisão certa?” “Será que estou no caminho certo?” “Com quem eu posso atuar, qual nicho?” “Qual o meu público?” “Como defino o meu Posicionamento?”.
Confesso que essas foram as minhas perguntas também, principalmente no início de carreira. Eu perdi noites de sono pensando nisso. Lembro de ficar visitando sites e mais sites de profissionais já consagrados no mercado para pegar ideias, para definir uma linha de atuação, para tentar entender os passos a serem dados. Ficava lendo a biografia dos autores nos livros, nas livrarias, para tentar achar uma resposta.
E o fato é que enquanto não resolvemos essas questões, parece que tudo trava, principalmente as vendas. Sim, é isso que acontece mesmo!
Cansei de postar conteúdos em minhas redes sociais e depois apagar, pois acreditava que ainda não era aquilo que eu queria falar, não era o público que eu queria atingir. Passei alguns meses em busca de uma solução.
Conversei com grandes profissionais, li livros sobre o assunto, visitei milhões de sites e não obtinha resposta. Só depois de um tempo é que minha ficha caiu…
“A resposta não está nos livros e nem na mente dos seus amigos, ou de outros profissionais. Muito menos em outros sites.
A resposta está dentro de mim”. Passei a perceber que na minha história de vida, eu poderia ter as respostas que eu queria. Sim, era isso! Ao longo da minha jornada profissional, como Diretor de Ensino Médio e mantenedor escolar, eu vivenciei e aprendi várias coisas importantes, como: Lidar com adolescentes e jovens, liderar equipe de professores, mediar relacionamento entre pais e filhos, ajudar alunos em suas escolhas profissionais e a fazer a gestão de um negócio.
Esses aprendizados é o que eu chamo hoje de “ativos da nossa história” e são eles que podem ajudar uma pessoa, um profissional a iniciar o processo de construção de uma carreira de sucesso, principalmente para os que vão fazer do seu conhecimento um grande negócio.
Veja meu caso, eu tive vários ativos, mas o que eu mais gostava era o de ajudar adolescentes e jovens a escolher um curso superior, uma profissão. E foi por esse ativo que iniciei, minha história de sucesso como empreendedor do conhecimento no nicho de carreira.
Esse foi o início, também, de um método que eu desenvolvi para trazer mais clareza e direcionamento para a minha própria carreira, para o meu negócio.
Esse é o método hoje que utilizo com os meus mentorados, profissionais que já chegaram ao patamar de uma receita de 20 mil reais ou mais por mês.
Esse método é baseado em 5 pilares. São etapas importantes que um profissional precisa colocar em prática para ter resultados efetivos e perenes.
Primeiro Pilar – Visão de Negócio
Se tem algo que a trajetória de dezesete anos de carreira me mostrou é a importância primordial do empreendedor do conhecimento, assim como gosto de chamar as pessoas que optam por trabalhar com conhecimento, é entender que tem um negócio.
Sem esse ponto de partida bem construído, simplesmente não há como pensar em outras questões. Por isso, esse é o primeiro pilar. E falo, antes de mais nada, por experiência própria. Não ter isso desde o princípio foi algo que complicou muito a minha jornada.
Eu quando fiz minha transição de carreira achei que só fazer atendimentos já resolveria! Ao longo do tempo fui vendo que teria que pensar em mais coisas, como fazer marketing e vendas.
Na verdade eu cometi um erro comum de quem inicia nesse mercado do conhecimento, não desenvolver algumas grupos musculares como: vendas, marketing e finanças.
Não ter conhecimento sobre esses aspectos me trouxe grandes desafios e fez com que eu demorasse mais para atingir minhas metas.
Então, o que eu quero te dizer é que você deve se desenvolver, além do conhecimento específico.
Segundo Pilar – Foco no Posicionamento
Esse é um outro ponto que pega muito nesse momento de iniciar uma nova jornada, que é definir o seu posicionamento. Como você vai se apresentar para as pessoas? Qual será o seu nicho de mercado? Como as pessoas vão te reconhecer? Como as pessoas vão entender o PROBLEMA que você resolve?
Esse pilar me deixou sem noites de sono, me deixou paralisado por um bom tempo.
Você está falando assim: “Maurício eu ainda nem iniciei minha jornada, porque que eu preciso saber disso?”. Sim, porque quanto antes você resolver esse desafio, mais rápido será os seus resultados.
Muita gente inicia uma formação, investe um monte de dinheiro e depois fica anos pensando sobre o posicionamento, buscando uma resposta e quando vê, continua no mesmo patamar profissional.
Esse é um ponto que faz diferença nos resultados!
Costumo dizer “Sem posicionamento, sem dinheiro!”
Imagina o seguinte cenário, você se machuca na academia, ou fazendo qualquer outro esporte, provavelmente você vai para um hospital. No pronto socorro e vai ser atendido por um ortopedista, ok?
Ele solicita um exame de imagem e constata que você lesionou o seu menisco e que é preciso tratá-lo rapidamente. O próprio médico vai solicitar que você procure um especialista no assunto e inclusive já faz uma indicação: “Eu tenho um amigo, Ortopedista que é especializado em menisco e só de atletas. Acho que ele é a pessoa certa para ajudar!” .
Nesse momento você pensa: “Uhhh, o cara deve ser muito bom, mas deve cobrar caro! Mas eu preciso!”.
Entende o que é o poder de um posicionamento bem definido e específico? Isso gera autoridade, gera, gera negócios.
Então pense e responda…Quem você quer ajudar, a resolver qual problema?
Terceiro Pilar – Produtos e Serviços
Depois de definido o posicionamento, é hora de você criar produtos e serviços que possam ajudar seus clientes a resolverem as suas dores, seus problemas.
Por várias vezes eu vi alguns dos meus mentorados apenas firmar o posicionamento e já aparecer possíveis clientes do nada, pedindo informações. Agora, imagine se eles não tivessem um serviço ou um produto pronto para vender?
Ter algo para vender e entregar é muito importante!
Hoje o mercado, com a chegada em avassaladora da tecnologia, principalmente da internet e suas redes sociais e aplicativos, facilitaram bastante a criação de produtos e serviços.
Gosto sempre de dizer que nem o céu é mais o limite!
Atendimentos online individual e em grupo, Ebooks, Treinamentos e Cursos online, Imersões, Workshops online, Clubes de assinatura e ai vai…
São vários os serviços e produtos que podem ser criados para compor um mix e gerar uma ótima receita financeira.
Quarto Pilar – Marketing e Vendas
Já quero começar aqui sendo muito honesto…SE VOCÊ NÃO DESENVOLVE ESSA MUSCULATURA, provavelmente você não vai ter resultados e com isso vai desistir!
Ao longo desses anos todos eu vi vários colegas que iniciaram suas carreiras desistirem, o motivo, você já deve imaginar, não sabiam vender seus serviços.
Você pode estar pensando, mais Maurício, eu não posso ouvir falar em vendas. Eu te entendo, até porque pra mim foi um obstáculo que venci e tenho vencer todos os dias.
Eu venho de uma formação e de uma escola profissional onde meu papel era ensinar e orientar. A escola da qual eu era sócio era quem cuidava de vendas e marketing. Quando tomei a decisão de seguir em carreira solo eu entendi que eu teria que me desenvolver nesse sentido.
Agora, não quero que você fique assustado, porque fazer marketing e vendas, hoje, virou algo natural. Veja só, você está lendo esse artigo, e nele eu estou te alertando para pontos importantes para você deslanchar a sua carreira, mas ao mesmo tempo eu estou fazendo marketing e vendas.
Não vejo problema nisso, porque estou te orientando gratuitamente. Eu poderia nem escrever esse texto, mas gosto de ajudar e com isso sou retribuído com a venda de produtos e serviços que ofereço.
É uma troca, eu gero valor com os meus conhecimentos e experiências e as pessoas ficam gratas e adquirem algo. Gatilho da reciprocidade!
O que acontece é que você ainda pode ter aquela visão mais tradicional de um vendedor e de um marqueteiro, isso te amedronta!
Hoje existem várias estratégias que você pode usar para fazer a venda sem ser um chato e oportunista.
Então, não tenha medo disso e nem de achar que sem isso não vai dar certo. Só o fato de você dizer para as pessoas a sua volta o que você resolve um problema que ela está querendo sanar, já é fazer marketing e vendas.
Quinto Pilar – planejamento financeiro
Quando eu estava no início da minha jornada como Orientador de Carreira, uma pessoa fez a seguinte pergunta: “Maurício quanto você pretende ganhar por ano com o seu trabalho?”.
Nunca tive tanta dificuldade para dar uma resposta. A verdade é que eu eu só queria atender. Era o que eu mais amava e me dedicava.
Mas ai veio a pergunta que eu não queria ouvir: “Então Maurício, se você não sabe o quanto quer ganhar, como você vai criar as estratégias certas, provavelmente você não vai ter resultado”.
Aquilo pra mim foi impactante e desafiador ao mesmo tempo. Parei dias pensando sobre isso, não tinha ideia nenhuma do quanto daria para ganhar com o meu trabalho novo. Não tinha parâmetro de quanto cobrar por um serviço. No mercado ainda existiam pouco profissionais oferecendo o que eu oferecia.
Mas, ao longo dessa jornada eu entendi que a conta era simples. Uma conta de trás para frente. E é assim que eu oriento que você faça agora. Mas vou te ajudar com um exemplo.
Imagine que você quer ter uma receita de 100 mil reais anuais, isso para alguns é pouco e para outros é muito.
Imagine também que você vai cobrar por uma Mentoria individual algo em torno de R$2.000. Bom, agora divida os 100 mil reais por o valor do seu atendimento.
Você vai ter 50 clientes ao longo de uma ano. Agora divida por 12 meses. Isso representa cerca de 4 a 5 clientes por mês. Nada fora do normal, algo que seja impossível para que se dedica e leva a sério.
Agora, se você aumentar seu preço gradativamente, você vai precisar de menos clientes, certo?
Outro ponto, se além dos atendimentos individuais, você oferecer Mentoria em grupo, palestras, treinamentos, ebooks e outros, as suas chances de chegar aos 100 mil reais anuais aumentam e muito. Lembra do terceiro pilar?
Talvez esse ponto deveria ser o primeiro da sua lista de tarefas, definir seu conforto financeira, o quanto você quer ganhar, até porque, o universo vai conspirar ao seu favor.
Bom, agora que você entendeu a força desses 5 pilares, está na hora de você colocar em prática. Eu sei que seria muita pretenção minha achar que somente com esse artigo eu ajude você a resolver todos os seus desafios, mas ele vai te ajudar dando um norte, te mostrando o caminho.
Vamos em frente! 🚀